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O ministro dos Portos, José Leônidas Menezes, garantiu a continuidade das obras de dragagem do Porto de Cabedelo durante audiência na tarde desta quarta-feira (17), em Brasília, com o governador Ricardo Coutinho, o presidente da companhia Docas, Wilbur Jácome, e o presidente das Empresas de Carga da Paraíba, José Arlan Rodrigues.
A obra está orçada em R$ 46 milhões, com recursos do PAC e está com 87% das obras realizadas. O prazo estipulado pela Secretaria Especial de Portos para a conclusão da dragagem de 11,5 metros é outubro deste ano. O ministro Leônidas Menezes explicou que as obras de dragagem foram paradas nos portos de Fortaleza, Natal e Cabedelo devido aos fortes ventos e ao período chuvoso, que inviabiliza o trabalho da draga, mas que, com a melhora do tempo, os serviços continuarão normalmente.
O governador destacou que tanto a presidente Dilma Rousseff quanto o ministro dos Portos garantiram a continuidade da dragagem, como prevê o contrato, dando um basta no boato que surgiu no Estado de que a empresa responsável pela obra iria paralisar os serviços.
Ricardo Coutinho também reafirmou o pedido para que a Secretaria Nacional de Portos aprove o  projeto de modernização do Porto de Cabedelo, com o reforço do cais e a construção de um terminal de múltiplo uso, encaminhado no mês de abril passado.
O governador acrescentou que esses investimentos farão com que o Porto de Cabedelo fortaleça seu perfil de porto alimentador, tornando-se rota nacional de cabotagem de outros equipamentos portuários. “O próprio Porto de Suape já opera com 18% acima de sua capacidade, e Cabedelo deve se preparar para aproveitar melhor essa situação, como porto alimentador”, completou.
Pauta Nacional – De acordo com o presidente da companhia Docas, Wilbur Jácome, é a primeira vez que um governador da Paraíba trata a questão portuária como uma política de estado, em audiência com a chefe da nação, por entender que o desenvolvimento local passa também pelo porto.
Wilbur explicou que o reforço do Cais possibilitará o planejamento de outras dragagens e que o terminal potencializará a movimentação de cargas com a separação do granel sólido do líquido, como minério, cimento, combustíveis, entre outros. “Nossa perspectiva com o terminal é movimentar, por mês, no mínimo, mil contêineres de empresas paraibanas que utilizam atualmente o porto de Suape”, destacou.
O  primeiro compromisso oficial do ministro Celso Luiz Nunes Amorim após ter sido nomeado Ministro da Defesa foi na Paraíba, em João Pessoa. O ministro proferiu palestra no dia 05 de agosto a um grupo fechado, na Estação Ciência Cabo Branco, a convite da Universidade Estadual da Paraíba, através da Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa.
O evento foi a primeira reunião do Grupo de Análises Políticas e Relações Internacionais (GAPRI), que tem como objetivo instar os segmentos políticos e sociais da sociedade paraibana ao conhecimento, pesquisa, análise e discussões em torno de temas sensíveis das Relações Internacionais.
O ministro Celso Amorim, que durante os governos de Itamar Franco e Luís Inácio Lula da Silva assumiu o cargo de Ministro das Relações Exteriores, apresentou palestra abordando “Política externa no período Lula e os desafios futuros”.
Devido à importância do porto de Cabedelo nesse contexto, e pela atuação da presidência da Cia Docas, que vem focando a realização de melhorias no porto e a prospecção de novos mercados, o presidente da Cia, Wilbur Jácome, foi um dos convidados para a reunião e a considerou de extrema importância: “é mais um passo para trazer discussões permanentes sobre a internacionalização do país e da paraíba”, avaliou.

O governador Ricardo Coutinho anunciou, na noite dessa segunda-feira (1º), que viajará nos dias 2 e 3 de setembro para Cuba, com o objetivo de cumprir missão comercial e iniciar um processo de ampliação das exportações de produtos paraibanos para a ilha socialista e outros países do Caribe. “Estamos projetando a Paraíba lá para frente e trabalhando para que as exportações do Estado, que hoje são pequenas, tomem um novo vulto”, declarou.
Ricardo afirmou que a Paraíba também mira desenvolver futuras missões comerciais na Venezuela e em países asiáticos. De acordo com o governador, é preciso equilibrar a balança comercial, já que as importações superam as exportações. “Esse quadro demonstra a necessidade de as empresas do Estado exportarem seus produtos para outros mercados e equilibrar mais o volume dos produtos que entram e saem. É preciso movimentar as várias cadeias produtivas dentro do Estado”, ressaltou.
O governador explicou ainda que existe uma demanda dos países do Caribe por produtos produzidos na Paraíba, como calçados, confecções, minerais, leite, queijo e frango, e, neste contexto, é preciso abrir as portas para que as empresas paraibanas exportem, o que irá fortalecer a economia do Estado.
Seminário
 – O Governo do Estado está promovendo, a partir desta terça-feira (2), o seminário ‘Prospecção dos Mercados de Cuba e Caribe’, que lança a missão pública e privada com Cuba e Caribe, na intenção de discutir e promover ações de ampliação das exportações dos produtos locais para a região caribenha. O seminário acontece até a quinta-feira (4), no Auditório da PBTur, em João Pessoa.
O vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, vê com bons olhos a possibilidade de um estreitamento nas relações de mercado entre o Estado paraibano e o governo cubano. Segundo Rômulo, a Paraíba toma a dianteira nas relações de comércio com o país caribenho, tendo em vista as previsões de abertura do mercado cubano.
Segundo ele, este é um passo importante diante da possibilidade de desbloqueio do mercado cubano. “Com esta relação comercial, teremos a oportunidade de exportar para Cuba, que possui uma economia bem carente, desde produtos primários até os de maior valor agregado”, avaliou o vice-governador.
Comércio internacional – Para o secretário de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Renato Feliciano, a iniciativa do Governo deve colocar a Paraíba de vez no caminho certo para o aumento das exportações, equilibrando a defasagem da balança comercial paraibana. Segundo o secretário, a missão que levará representantes do governo e da iniciativa privada para Cuba deverá ocorrer em setembro deste ano. Ele adiantou ainda a possibilidade de ampliar as negociações e firmar parcerias também com o governo chinês.
De acordo com o secretário, a Paraíba importa cerca de US$ 600 milhões por ano e importa apenas US$ 87 milhões. Por isso, é preciso equilibrar essa equação por meio de investimentos nas exportações. “Temos mais de 160 mil empresas registradas na Junta Comercial, mas apenas 70 delas são exportadoras. A relação comercial entre a Paraíba e Cuba pretende mudar esse fato. Queremos também estender essa possibilidade ao mercado chinês, e já estamos nos mobilizando em relação a isso”, adiantou Feliciano.
O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, afirmou que o público alvo do seminário tem são os empresários que pretendem ampliar suas relações internacionais, mais precisamente com o governo cubano. Segundo ele, o governo do Estado tem interesse em potencializar as exportações para Cuba e inserir outras empresas no mercado do Caribe, o que vai fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Paraíba. “Precisamos quebrar as barreiras culturais que nos impedem de ampliar nossos mercados”, disse.
Demandas 
– A gestora do projeto da Agência Brasileira de Promoção e Investimentos e Exportações (Apex), Márcia Gomide, ressaltou que o seminário serve de base para o conhecimento do mercado cubano e caribenho, além de apresentar as demandas dos países por produtos produzidos na Paraíba, como calçados, confecções, minerais, leite, queijo e frango. “O mercado cubano é muito promissor e a Paraíba pode conquistar esse mercado nos setores de alimentos e bebidas, de máquinas agrícolas, de higiene e cosméticos, além do setor de autopeças, que congregam as maiores oportunidades”, revelou.
O evento é  promovido pelo Governo do Estado, com apoio da Setde, da Companhia Docas da Paraíba, Centro Internacional de Negócios (CIN/PB), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP/PB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).  O objetivo é prospectar empresários paraibanos para a missão do governo do Estado a Cuba. A ‘Missão Público-Privada Paraíba-Cuba’  acontecerá de 04 a 09 de setembro.



O seminário Prospecção dos Mercados de Cuba e Caribe acontece no dia 02 de agosto, as 8:30, no Auditório Hélio Smidt da PBTUR, em João Pessoa. O evento tem como público alvo empresários exportadores que pretendem ampliar as relações internacionais, mais precisamente com o governo cubano.
O objetivo do seminário é prospectar empresários paraibanos para a missão do governo do Estado à Cuba. A Missão Público-Privada Paraíba Cuba  acontecerá de 04 a 09 de setembro. É prevista a presença do governador Ricardo Coutinho tanto no seminário quanto na Missão.


O evento é  promovido pelo Governo do Estado com apoio da Companhia Docas da Paraíba, Centro Internacional de Negócios (CIN/PB), Federação das Indústrias do Estado da PB (FIEP/PB), Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da PB e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil).

Atingir toda a potencialidade do Porto de Cabedelo. Este é o objetivo principal da nova gestão da Cia Docas da Paraíba. “Temos áreas ociosas que podem ser transformadas em grandes operações portuárias. Temos espaço para construir um moderníssimo terminal de passageiros para ser um dos principais equipamentos turísticos do Nordeste. E não podemos desperdiçar esses atributos, avaliar Wilbur Holmes Jácome, presidente da Cia Docas Paraíba.
O porto de Cabedelo teve o início de suas atividades em 1935 e tinha a gestão feita pelo Estado da Paraíba. Depois a União passou a administrá-lo através da extinta Portobrás. Já entre 1991 e 1998, ficou sob a gerência da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). Foram muitos anos que geraram uma lacuna no desenvolvimento de nossas atividades portuárias. Em 98 foi fundada a Companhia Docas da PB e o Estado recuperou a administração do porto. Mesmo assim, percebe-se que sempre faltou uma política comercial e organizacional consistente. “Não houveram obras importantes de manutenção e ampliação. Em 1961 o porto chegou a operar 288 navios. Era quase que uma embarcação por dia. No entanto, não aproveitaram o fluxo intenso para reinvestir. O tempo passou e vimos os navios passar para Pernambuco e Rio Grande do Norte As cargas conteinerizadas surgiram e o porto não se adequou.”, conta o presidente. Ele explica que nas últimas décadas não se fez nenhum investimento estruturante para adequar o porto às novas demandas do comércio exterior, modernizando os equipamentos de logística e agilizando a movimentação de cargas. Não havia, por exemplo, nenhum projeto entregue que colocasse o porto na lista de obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal.
De acordo com o atual presidente da Cia Docas, Wilbur Jácome, o porto de Cabedelo é uma das principais ferramentas de apoio à indústria e ao comércio do Estado, e tem uma localização estratégica: exatamente no meio do nordeste, entre os portos de Natal, Recife e Suape, podendo servir de apoio, tornando-se um porto alimentador dos outros portos. Para que isto aconteça são necessárias algumas mudanças estruturais severas e novas políticas comerciais para atrair rotas de cabotagem.
Após os quatro primeiros meses de administração a nova gestão já comemora um feito histórico. Comparando abril de 2011 com abril de 2010, percebe-se um crescimento de mais de 45% na movimentação de cargas, o que representa um recorde, sendo a maior movimentação do porto nos últimos 50 anos.
Também já foi possível concluir a reforma do posto da Receita Federal no porto e adequar o Armazém IV às normas da Anvisa. Outro ponto forte da atual administração é a parceria com o curso de Engenharia de Produção da UFPB, que com o apoio de professores e alunos, a Cia Docas está mapeando os processos internos do porto. “O objetivo é criar procedimentos internos e deixar a operação mais rápida e mais barata”, diz o atual gestor.
Wilbur afirma que uma das ações estratégicas de maior importância foi a entrega efetiva, junto à Secretaria dos Portos da Presidência da República, dos projetos de construção do cais comercial e do terminal de múltiplo uso. “Estamos pleiteando verba do PAC 2 para o porto e esse investimento será todo para a infraestrutura. Temos hoje um calado de 9,14 metros, estamos fazendo a dragagem e chegaremos a 11 metros, mas é preciso preparar o cais para futuras dragagens, chegando a um calado de 16 metros e podendo assim triplicar ou quadruplicar a movimentação de cargas. Junto a isso é imprescindível investirmos no terminal de múltiplo uso, já que com um pátio específico para containers passaríamos de uma movimentação de cerca de três mil para quase cinquenta mil containers por ano.
O vice-presidente da Cia Docas, Antônio Ricardo de Andrade, ressalta que o porto já tem uma enorme capacidade, mesmo sem os investimentos previstos para o futuro, principalmente na operação de granel sólido e de granel líquido. Além disso, Antônio Ricardo lembra ainda que “é importantíssimo apresentar também o projeto do terminal de passageiros, que será uma grande alavanca para o nosso trade turístico, agregando facilidade tanto para embarcações pequenas, com turismo local, quanto para transatlânticos com mais de duas mil pessoas poderem aportar na Paraíba, gerando mais emprego e renda através do turismo”.
Os desafios são grandes, mas a nova gestão acredita ser possível alavancar o porto e com ele a indústria e o comércio da Paraíba, pois consideram que pode existir agora um momento favorável a isso: “O porto de Cabedelo tem o apoio do governador Ricardo Coutinho. As bancadas estaduais e federais precisam estar desprovidas de sentimentos político-partidários, precisam estar focadas no crescimento da Paraíba e o porto é uma das principais ferramentas para incrementar arrecadação fiscal, gerar empregos diretos e indiretos e distribuir renda pelos 4 cantos do Estado”, conclui Wilbur Jácome.



Em abril de 2011 a Companhia Docas da Paraíba superou suas metas de volume e movimentação de cargas. De acordo com relatório da gerência de operações (Gerop), o volume total de carga movimentada no cais e no pátio de containers chegou a 183.770 toneladas, contra 150 mil do mesmo período no ano passado. Um recorde histórico, considerando-se a movimentação do porto nas últimas 5 décadas.
Wilbur Jácome atribui o crescimento à demanda do segmento de construção civil que segundo ele, incrementa a produção de cimento e toda cadeia logística envolvida pelo setor. Além disso, o porto de Cabedelo também se beneficia com o fato do porto de Suape, em Pernambuco, estar trabalhando com uma demanda 18% acima de sua capacidade. Wilbur explica que “esse excedente escoa para nós e precisamos nos preparar para sermos um porto de suporte, tanto ao de Suape, quanto ao de Natal.
Considerando essa prioridade, a Cia Docas providenciou que o armazém IV do porto estivesse apto a receber alimentos e produtos de saúde de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. Além da pintura do armazém, foram trocadas telhas e instalados ralos para escoamento, garantindo que o local esteja limpo e seguro especificamente para esse tipo de carga. Depois de mais de um mês interditado, o armazém foi liberado para receber essas cargas que estavam suspensas. A adequação às normas da Anvisa também contribui para o crescente aumento do volume e movimentação de cargas no porto.
Também em abril a Cia Docas reinaugurou o posto da Receita Federal que há décadas funcionava no porto em condições precárias. O número de declarações de importação registradas no posto do porto de Cabedelo cresceu de 831 em 2009 para 1552 em 2010, sendo esperadas para esse ano mais de 2000 DI´s.


O presidente da Cia Docas da PB, Wilbur Jácome, recebeu hoje o vereador Fabinho Oliveira (PDT) que está articulando uma sessão especial na Câmara Municipal de Cabedelo para discutir as necessidades do Porto de Cabedelo (dragagem, manutenção e investimentos na infraestrutura, terminal de passageiros, entre outras), diante da importância do porto para o crescimento do Estado, pois suas atividades geram emprego e renda não só para Cabedelo mas para toda a PB.
Serão convidados para a sessão especial o governador do estado, o prefeito de cabedelo, senadores, deputados federais e estaduais, representantes da Cia Docas, da sociedade organizada e dos sindicatos dos serviços portuários, além da imprensa.

Reunião entre ABAV e Companhia Docas da Paraíba

Uma reunião entre a ABAV, representada pelo seu presidente, o Sr. Roberto Brunet e a Companhia Docas da Paraíba representada pelo Sr. Wilbur Jácome, Diretor-Presidente da DOCAS/PB, será realizada no dia 29 de Março de 2011 (terça-feira próxima), às 11:00 horas na sede da Companhia Docas em Cabedelo-PB, com a finalidade de discutir sobre a possibilidade de retomada da vinda de Cruzeiros Marítimos par a o Porto de Cabedelo.

Governador visita porto de Cabedelo e vistoria novo armazém e dragagem

O governador Ricardo Coutinho (PSB) realizou no final da tarde da quarta-feira (2), uma visita técnica aos serviços de dragagem do Porto de Cabedelo, cuja conclusão está prevista para o final do mês de abril, e também às obras de reforma do armazém 4, concluída esta semana e que começará a armazenar cargas, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ao lado do presidente da Companhia Docas, Wilbur Holmes Jácome, do vice-presidente Antônio Ricardo e técnicos do porto, Ricardo conferiu de perto a dragagem que está sendo executada pela Enterpa Engenharia, através de dois navios de bandeira chinesa que fazem a remoção da areia para aumentar o calado que hoje é de 9 metros para 11 metros. As obras de dragagem do porto de Cabedelo estão orçadas em R$ 47 milhões, cujos recursos estão assegurados pela Secretaria Especial dos Portos. Cerca de 70% da obra de dragagem já foi concluída.
“O aumento do calado fará com que o porto, que recebe navios com até 35 mil toneladas, passe a receber cargas de 50 ou até 60 mil toneladas, gerando a necessidade de movimentação de mais mão de obra e mais arrecadação do porto e do Estado”, explicou Wilbur.
O presidente da Docas, Wilbúr Jacomé, ressaltou que pouco mais de um mês a nova gestão está conseguindo avanços importantes como a entrega do novo Armazém para receber cargas consideradas limpas, como medicamentos e brinquedos, o que não existia e provocava multas e ameaça de interdição por parte da Anvisa e prejuízos para os importadores e exportadores do porto.
O governador Ricardo Coutinho ressaltou que com o aumento do calado do Porto de Cabedelo e a implantação de uma logística viável será possível prospectar novos clientes de forma a aumentar a movimentação de cargas, gerar mais mão de obra e incrementar a arrecadação de ICMS. De acordo com o governador, é preciso que a Cinep, a Receita do Estado, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura e o Porto de Cabedelo atraiam novos clientes e sensibilizem as empresas que vão utilizar os incentivos fiscais do Estado, da importância de utilizarem o Porto de Cabedelo como forma de fortalecer a economia do Estado.
Projetos no PAC 2- Wilbur Jácome também anunciou que o porto irá encaminhar na segunda quinzena de março dois projetos para serem incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Um para a construção do Terminal de Múltiplos Usos e outro para as obras de reforço do Cais gerados com a dragagem e o aumento do calado.
O presidente da Docas ressaltou que o projeto vai possibilitar a criação de novos berços de atracação e do terminal de passageiros, visando a implementação de uma nova logística e o incremento do turismo no Estado. Ele explicou que o porto atualmente não tem capacidade para armazenar conteiners e com o projeto terá como movimentar cerca de 50 mil conteines em um ano.
Movimentação- Em fevereiro de 2011 o porto recebeu 151.078 mil toneladas, o que significa um incremento de 141% em relação ao mesmo período de 2010. Para Wilbur as medidas de redução em 21% de despesas com folha de pessoal e em custeio, a reorganização da logística do Porto e o aumento do calado vão aumentar a perspectiva de movimentação de cargas e de receita do Porto de Cabedelo ainda este ano.
Fonte: Governo da Paraíba


 
 
 
 
 
 
 Docas prepara projeto para inclusão da 
revitalização do Porto nas obras do PAC


 A companhia Docas da Paraíba deve apresentar, no final do mês de março, projeto que pede a inclusão das obras de revitalização do Porto de Cabedelo no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A declaração foi feita na manhã desta sexta-feira (18), durante reunião do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), pelo diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome.


Segundo ele, o Porto de Cabedelo não se modernizou nos últimos 76 anos e a infraestrutura do cais ainda é da década de 70. Jácome informou que o projeto já está em fase final de elaboração e prevê investimentos na ordem de R$ 450 milhões no total.
“O projeto está em fase de conclusão. Nossa previsão de gasto é de R$ 450 milhões, onde só o reforço do cais deve custar em torno de R$ 150 milhões. Dentro do projeto, existe um plano de drenagem que também será incluído no PAC. Pretendemos aumentar a profundidade do Porto de Cabedelo – que hoje conta com nove metros – para onze metros, podendo receber embarcações de até 45 toneladas”, reforçou Jácome.
Perspectivas – De acordo com o diretor-presidente da companhia, apesar da perspectiva favorável na parceria com o governo Dilma, é preciso apontar os erros e superar os desafios, que estão além da infraestrutura do porto. Jácome ressaltou a importância de revitalizar um porto que, sem estrutura adequada, gera em torno de R$ 400 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por ano para o Estado. Segundo ele, a expectativa é que, com a revitalização, a arrecadação seja de um bilhão de reais.
“Esta é, sem dúvida, uma grande ferramenta de desenvolvimento para o Estado. A Paraíba nunca se posicionou junto à Brasília com projeto de desenvolvimento para o Porto de Cabedelo. Temos que aprender que não existe Estado forte sem uma economia fortalecida. Assim como não há possibilidade de fortalecer a economia sem que haja viabilidade para o comércio, seja através de bons portos, estradas e aeroportos. O importante é que o Governo Ricardo Coutinho tem se mostrado totalmente empenhado nesta batalha de revitalização”, garantiu Wilbur Jácome.
Reunião com gestores de portuários – A Companhia Docas da Paraíba foi palco para a primeira reunião do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) deste ano. Segundo o vive-presidente da Abeph e superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, o encontro promoveu a integração e a discussão de estratégias para o desenvolvimento dos portos brasileiros.
“Nossa reunião visa a viabilização da integração do Porto de Cabedelo ao comércio logístico brasileiro. Além disso, queremos dar visibilidade à associação para que ela tenha força deliberativa de instituição. A comunidade portuária perdeu força e precisa se organizar para ter representatividade. O porto é o canal de entrada para o comércio e deve ser valorizado. Reivindicamos melhorias para os portos. Queremos que parte dos recursos arrecadados, sejam empregados em melhorias. Queremos também a integração dos portos do Nordeste”, avaliou Antônio Ayres.
Fonte: Governo da Paraíba



 
 







O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, manteve audiências em Brasília com representantes da Secretaria Especial de Portos com o objetivo de recuperar as potencialidades do Porto de Cabedelo para o incremento da arrecadação do ICMS.
Para isso, o órgão está determinado a cumprir todas as exigências para ser contemplado com os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, bem como obedecer as normas e regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, a fim de garantir o desembarque de cargas dos importadores de equipamentos médico-hospitalares e de medicamentos.
“Mesmo no estado precário em que se encontra, o porto gera R$ 400 milhões de ICMS por ano. Se conseguirmos desenvolver os projetos poderá arrecadar até R$ 1 bilhão por ano”, destacou Wilbur Jácome, presidente da Companhia Docas. Atualmente, o porto realiza uma descarga de 1,3 milhão de toneladas/ano.
Em Brasília, Wilbur conversou com o diretor de Planejamento Portuário da Secretaria Especial de Portos, Jorge Luiz Zuma, procurando se informar sobre quais os formatos de projetos e orientações para que o Porto de Cabedelo possa ser contemplado com recursos do PAC II. “Não existe nada do Porto de Cabedelo no PAC II”, declarou.
O presidente da Companhia Docas da Paraíba adiantou que o principal projeto a ser encaminhado será a implantação do Terminal de Múltiplos Contêineres, que vai possibilitar a criação de novos berços de atracação e do terminal de passageiros, visando a implementação de uma nova logística e o incremento do turismo no Estado. O projeto prevê ainda o reforço do cais e representa um investimento de mais de R$ 450 milhões.
“É preciso potencializar essa ferramenta de arrecadação do ICMS. Não existe estado forte com economia fraca e não existe economia forte com um porto sem capacidade de operação”, comentou Wilbur Jácome, observando que a Paraíba deve estar pronta para ser um complemento do Porto Suape, de Pernambuco, que já opera acima da sua capacidade.
Anvisa – Ele ainda conversou com o gerente-geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Anvisa, Paulo Coury, para se inteirar das infrações cometidas e que estão ameaçando o Porto de Cabedelo de não receber cargas. “É interesse da atual gestão cumprir todas as regulamentações e normas da Anvisa”, afirmou, adiantando que apenas uma notificação já gerou uma multa no valor de R$ 60 mil.
Como uma ação imediata, a administração do Porto de Cabedelo está realizando uma reforma no armazém 4, que, até a próxima semana, será disponibilizado para que a Anvisa faça inspeção de cargas. “Estão sendo retiradas goteiras com troca de telhas quebradas, de calhas, entre outros serviços que vão garantir que todos os importadores de equipamentos médico hospitalares e de medicamentos usufruam do porto”, informou, acrescentando que o porto não dispunha de local para esta inspeção.
Wilbur Jácome negociou ainda com a coordenação local da Anvisa o cumprimento dos regulamentos e normas a partir de agora e a realização de um ciclo de palestras que repasse as orientações destas normas e regulamentações sobre o comércio exterior e atividades portuárias.
O presidente da Companhia Docas também manteve audiência com o superintendente dos Portos, Giovani Cavalcanti Paiva, na Agência Nacional de Transportes Aquaviários, para solicitar orientações sobre estudos de viabilização técnica e econômica dos projetos que podem ser desenvolvidos dentro do Porto de Cabedelo. Ele esclareceu que existem muitos projetos paralisados dentro do porto que estão atrasando o seu desenvolvimento por falta de um engajamento técnico, a exemplo do projeto de construção de novos silos que não foi executado pelo governo anterior.
Fonte: Governo da Paraíba

Diretoria do Porto de Cabedelo é homenageada durante festa de confraternização do terminal

Foi com a certeza de que o dia 20 de março de 2009 se tornou um marco na história do Porto de Cabedelo, que toda a comunidade portuária e funcionários do terminal realizaram, na noite da última sexta-feira (17), uma grande homenagem ao diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, relembrando a trajetória de sucesso do terminal desde que ele assumiu a administração da Docas/PB. Para eles, que durante a festa de confraternização de fim de ano do Porto, também realizada nesta sexta, não pouparam palavras para elogiar o empenho e a dedicação de Wagner, sua administração redirecionou o destino do terminal paraibano. Realizada pelo segundo ano consecutivo no pátio da empresa, a festa reuniu um público de cerca de 600 pessoas, formado por estivadores, armadores e operadores portuários, além de toda a administração da Companhia Docas, diversos parceiros da entidade e convidados.
Na oportunidade, Wagner Breckenfeld, e o vice-diretor da Docas/PB, Edézio Resende, realizaram  sorteios de diversos prêmios, dentre eles, bicicletas, TV’s e vários eletrodomésticos e serviram um churrasco para os convidados. Depois do sorteio, a comunidade portuária ali representada pelo presidente da Intersindical e do Sindicato dos Conferentes, Ricardo Taboza; pelo presidente do Sindicato dos Estivadores, José Valentim Moura e pelo presidente do Sindicato dos Armadores, Ademar dos Santos Oliveira, destacaram a atual administração e algumas de suas ações.
Na ocasião, o presidente da Intersindical e do Sindicato dos Conferentes, Ricardo Taboza, que falou em nome dos demais, frisou o diálogo do gestor como uma de suas principais qualidades. “É uma honra para nós estar aqui. O desempenho dele à frente do porto foi e está sendo maravilhoso. O diálogo com certeza é uma das principais características da gestão de Wagner e esta é uma opinião unânime entre todos nós do setor”, disse ele, acrescentando que Wagner sempre foi sensível a todas as questões do setor. “Ele é um gestor sensível a todos as questões portuárias. Através do diálogo conseguimos um porto que funciona e desempenha um grande papel na Paraíba e no Brasil. Fazia tempo que não se via uma integração tão grande. Nosso desejo é que você continue”, continuou o sindicalista.
Em seguida, o diretor da Companhia Docas foi surpreendido com um vídeo de depoimentos de diversos representantes do setor portuário.  Nele, nomes como o de Márcio Madruga, diretor da Heytor Gusmão; Paulo Menezes, da Agência Paraibana; Arlan Rodrigues, da transportadora Marajó e diversos outros amigos e familiares falaram de sua competência, empreendedorismo, dedicação e, acima de tudo, transparência para com o setor portuário.
O diretor da Heytor Gusmão, Márcio Madruga, por exemplo, destacou a iniciativa do gestor na realização da dragagem do terminal. “Quero agradecer você por tudo que você fez pelo Porto de Cabedelo. Você redirecionou este terminal e sinceramente, era para você estar à frente da inauguração do novo calado agora em 2011”, destacou Márcio. Já Paulo Menezes, presidente da Agência Paraibana, ressaltou o dinamismo de Wagner para resolver todas as pendências do porto. “Wagner segurou  firme a direção com o carro em movimento e resolveu todos os embaraços. Soube equalizar tudo de forma natural, sem prejudicar a comunidade portuária”, disse ele.
Edézio Rezende também se pronunciou. Suas palavras emocionaram o dirigente, que recebeu com humildade os agradecimentos de seu vice. “Meu presidente – como sempre o chamo – quero agradecer a você e dizer que você e foi exemplar. Você uniu todos em prol de um só objetivo. Graças a você, ao seu senso empreendedor, o porto hoje é superavitário. Você é uma pessoa fantástica. Ficamos felizes por você ter se dedicado ao nosso Porto e me orgulho de ter participado dessa gestão”, completou Edézio.
Além dos representantes sindicais e diversos operadores portuários, funcionários do terminal também elogiaram a atual gestão da Docas/PB. O estivador Eraldo de Moura, por exemplo, que ganhou uma das trinta bicicletas sorteadas na noite, saiu da comemoração satisfeito. “Esses sorteios são ótimos. Wagner está fazendo isso pelo segundo ano e eu só tenho a agradecer. Ele é o melhor administrador que o porto já teve, tanto por se preocupar com o trabalhador, como por melhorar o porto. Pra mim ele não deveria sair daqui nunca”, disse Eraldo, que não é o único a pensar assim.
Para Edson Ferreira dos Santos, que também é estivador, Wagner deixará saudade. “Não existe administrador melhor que ele. Ele vai fazer falta”, destacou ele. Já o guarda portuário Aldeci Ferreira conseguiu, em poucas palavras, sintetizar o clima de despedida da confraternização. “Claro que é bom ganhar uma TV, uma bicicleta, ou seja lá qual prêmio for, mas independente disso, o melhor mesmo seria a continuidade de todas as melhorias aqui no porto com Wagner na administração”, observou o funcionário.
Ao final da homenagem, emocionado Wagner Breckenfeld agradeceu a todos que contribuíram substancialmente para que o porto se tornasse o que é hoje e disse ainda que gostaria que os novos administradores tivessem visão de futuro e desse continuidade a tudo que foi iniciado em sua gestão. Além disso, Wagner fez um agradecimento especial ao diretor comercial do Porto, Francisco Paquet, que o ajudou a divulgar o terminal pelo país e resgatar antigos clientes. Ainda com a palavra, Wagner realizou um balanço de sua gestão, provando que o porto pode ser superavitário, e destacou o papel de alguns colaboradores, entregando-lhes uma placa de agradecimento e reconhecimento pelo empenho e dedicação como profissionais.
“Agora está mais que provado que o porto é viável, só precisava de alguém que direcionasse esse leme”, afirmou Wagner destacando alguns números. “Peguei o porto com três mil reais em caixa e agora estou devolvendo com 2 milhões. Faço isso que é para que a próxima gestão assuma tranqüila e não passe pelo que eu passei quando assumi o terminal com as contas todas bloqueadas”, destacou Wagner. Ele lembrou também que está deixando para a próxima gestão o projeto de construção do Terminal de Contêineres e as obras de dragagem praticamente concluídas. “Queríamos tirar do papel esse projeto porque vimos que era bom. Então, espero que a próxima gestão tenha o mesmo olhar. Quanto as obras de dragagem, elas vão dar outra perspectiva ao porto e fico muito feliz de ter contribuído com isso”, finalizou o dirigente, com o sentimento de dever cumprido.
Fonte: News Comunicação




O diretor presidente da Cia Docas explica como está deixando o terminal paraibano e quais suas expectativas para o desenvolvimento do setor no estado
Um novo porto. É assim que a comunidade portuária e a administração do Porto de Cabedelo enxerga hoje o terminal paraibano, que depois de anos sofrendo com a falta de uma postura mais empreendedora e investimento em infraestrutura, finalmente se liberta do prejuízo crônico declarado diversas vezes por administrações anteriores e consegue deixar no passado a restrição estrutural que o impedia de aumentar sua receita e gerar dividendos para o estado. Não à toa, a expectativa para 2011 da direção do terminal paraibano, que trabalhou durante quase dois anos para redirecionar o caminho de Cabedelo e colocá-lo na rota dos grandes empresários e das principais indústrias nacionais e internacionais, é de que o terminal voltará a encontrar as oportunidades e atingirá novos recordes, assim como em 2010, quando alcançou o melhor desempenho dos últimos 14 anos, com a movimentação de 1,4 milhão de toneladas.
A perspectiva é fundamentada em vários projetos que visam o desenvolvimento da estrutura física e do setor comercial do terminal que já estão em andamento e outras ações que estão programas para decolar a partir de 2011. De acordo com Wagner Breckenfeld, ano que vem muitos efeitos das transformações impetradas pela sua administração já poderão ser sentidos. “A partir de 2011 teremos a conclusão da dragagem do canal de acesso, bacia de evolução e berços do Porto, o que praticamente dobrará o potencial competitivo do terminal, além da construção do Terminal de Múltiplo Uso e do Terminal de Passageiros que só não saíram ainda por conta dos trâmites do processo licitatório”, disse Wagner.
Ele afirmou ainda que essas obras, junto às demais melhorias já realizadas no porto, vão atrair ainda mais investidores interessados em alternativas eficientes para escapar dos congestionamentos de navios que ocorrem em outros portos brasileiros. “O Terminal de Múltiplo Uso será um terminal com capacidade para 20 mil contêineres para exportação e importação, super moderno e disponível”, explica ele, que foi nomeado pelo governador José Maranhão em abril de 2009 para assumir a presidência da Companhia Docas e revolucionou os processos no Porto de Cabedelo.
Hoje, com apenas um ano e nove meses de gestão, a atual direção do Porto conseguiu não apenas sanar problemas deixados por administrações anteriores como também mostrar à população paraibana que pode ser superavitário e contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do estado. Com a implementação de uma série de medidas que incluiu cobrança de débitos que não estavam sendo pagos pela utilização das áreas do porto, austeridade nas compras, fim dos privilégios outorgados por gestões anteriores, corte de despesas não essenciais e, principalmente, a clareza nos objetivos na condução da administração pública, Wagner conseguiu reequilibrar as contas do Porto de Cabedelo e obter lucro, condição essencial para a permanência de uma empresa no mercado.
Além disso, a atual gestão também investiu em projetos de ampliação de estrutura física e recuperação do setor comercial do terminal, que hoje apresentam avanços que a própria gestão enaltece como a reforma de parte do prédio da administração do Porto e Pátio de manobra e a aquisição de novos maquinários, além de projetos de resgate da carteira de parceiros, bem como a prospecção de novos investidores. “Essas mudanças já fazem a diferença no dia a dia do terminal e já chama a atenção de muitos armadores”, ressalta o dirigente, lembrando de outra conquista do Porto de Cabedelo que foi o fim do impasse que se arrastava há 19 anos na Justiça do Trabalho e que envolvia os operários dos Serviços Portuários da Paraíba e a Administração do Porto de Cabedelo. “Acabamos com o sofrimento de 114 empregados da antiga Portobrás”, observa o dirigente apostando que 2011 será outro ano de grandes avanços.
“Para 2011 já existem projetos que devem ser concretizados mesmo sem estarmos na direção do porto. Na área de ampliação da estrutura física também temos o projeto de Cabotagem que até o final do mês de dezembro já teremos apresentado à comunidade portuária”, citou. Wagner lembra que este projeto é o carro-chefe de sua administração e que renderá muitos frutos ao terminal paraibano no futuro. Estima-se que as parcerias firmadas entre o Porto de Cabedelo e outros portos brasileiros para a navegação de Cabotagem incremente em 20% a receita do terminal paraibano. Só em taxas de uso portuário, o porto pode arrecadar até R$ 200 mil por mês com o desenvolvimento do projeto, realizado inclusive em parceria com a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep).
Com todas essas ações em andamento, Wagner garante que o terminal poderá, a partir de 2011, concorrer com outros portos dentro de sua abrangência geográfica. “Quando assumimos o Porto, o terminal estava mergulhado em prejuízo, com balanços negativos sucessivos, não possuía infraestrutura adequada para receber navios cargueiros e não tinha nenhum projeto que impulsionasse a demanda do terminal”, explica o dirigente, frisando que agora a realidade é outra.
“Claro que ainda existe muita coisa para melhorar, mas já iniciamos o processo. Fizemos reforma, investimos em equipamentos, projetos para atrair mais investidores, resgatamos a receita do porto, que agora é superavitária, e estamos fazendo a dragagem. Tudo isso para atrair mais navios, inclusive de calados maiores, e dobrar a capacidade de operação do terminal e isso já poderá ser sentido em 2011”, ressaltou Wagner, que deixará para o seu sucessor um porto saneado e pronto para começar a despontar no comércio marítimo brasileiro.
Fonte: News Comunicações

Porto de Cabedelo expõe potencialidades para o setor de logística durante evento da SEP em Fortaleza

O porto de Cabedelo, através do diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, que administra o terminal, e o diretor comercial do Terminal, Francisco Paquet, participa, até hoje (11), do V Seminário SEP de Logística e da Feira de Tendências de Logística do Norte Nordeste, que acontece no Centro de Negócios do SEBRAE, em Fortaleza (CE). As ações, projetos e atividades do Porto estão sendo apresentados, assim como, os projetos que devem ter início a partir de 2011, como é o caso do de navegação de Cabotagem, que já atrai olhares de muitos investidores em todo o país.
A oportunidade, de acordo com o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, também tem servido para discutir a questão de logística, visto que muitos portos brasileiros já operam com sua capacidade máxima e vem prejudicando o desembarque eficiente de mercadorias, o que tem incentivado várias indústrias a procurar outros portos e aperfeiçoar a logística de suas empresas. “No Seminário, representantes de todos os elos da logística provocam diversos debates sobre comércio exterior, infraestrutura, logística e ainda trazem autoridades no assunto para aprofundar o tema”, lembra Wagner. A Feira de Tendências funciona como um show room para o setor, a fim de apresentar o que há de mais moderno nos estados.
Segundo o diretor da Docas-PB, a participação do Porto de Cabedelo no V Seminário SEP de Logística e da Feira de Tendências de Logística do Norte Nordeste faz parte das ações desenvolvidas pelo projeto da diretoria Comercial do porto, cujo objetivo principal é divulgar o terminal paraibano e atrair novos investidores. Para Wagner, mesmo com 8,5 mil quilômetros de costa marítima, o Brasil utiliza muito pouco a navegação de cabotagem, que em sua opinião, é um sistema de transporte que certamente poderia desafogar a logística do País.
“Já participamos de diversos eventos como este e o resultado sempre é bastante positivo. Estamos divulgando o nosso projeto de Cabotagem e muitos investidores já perceberam a garantia que esse tipo de logística assegura, por isso, precisamos divulgar o terminal paraibano. Nosso estado se localiza numa posição estratégica para distribuição de mercadorias e com certeza tem tudo para atrair a atenção de muita gente”, observa Breckenfeld.
Fonte: News Comunicações


A diretoria da Companhia Docas da Paraíba, que administra o do Porto de Cabedelo, confirmou nesta sexta-feira (03), que a moderna draga Xin Hai Feng, já está em operação. Os trabalhos começaram às 6h00 da manhã, desta sexta-feira (03). Com capacidade de até 16.800 mil metros cúbicos, a nova draga vai acelerar as obras de dragagem do terminal, visto que seu desempenho é quase seis vezes maior que o da draga Hang Jun 3001, que chegou ao porto em junho de 2010 e tem capacidade de operar somente até três mil metros cúbicos. Segundo o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, a Xin Hai Feng possui capacidade operacional suficiente para concluir as obras de aprofundamento do canal de navegação e bacia de evolução do terminal paraibano até o início de 2011.
A nova draga chegou na última segunda-feira (29) e só foi liberada nesta sexta-feira, depois de concluído todo o procedimento de vistoria realizado pela Polícia Federal, a ANVISA e a Capitania dos Portos. Para Breckenfeld, o equipamento, de origem chinesa, chegou no momento certo.“A Xin Hai Feng é do ano de 2008, é bastante moderna e tem capacidade bem maior que a outra draga opera no Porto atualmente. Com ela e a Hang Jun operando juntas, vamos finalizar essa obra rapidamente”, disse Wagner lembrando que a vistoria, sempre realizada pela Polícia Federal, a ANVISA e a Capitania dos Portos em todas as embarcações que chegam do exterior, envolve todos os aspectos de funcionamento da draga, desde suas condições de navegação, até higiene e maquinário.
O terminal paraibano possui um canal de seis quilômetros de extensão, 150 metros de largura e 9,14 metros de profundidade e trabalha com uma limitação de recebimento de embarcações de até 30 pés de calado. Com a conclusão das obras de dragagem, o Porto de Cabedelo conseguirá aumentar o seu potencial de recebimento de embarcações para navios de 40 pés de calado, bem como também aumentará seu fluxo de recebimento de mercadorias, tendo em vista que estará preparado para o desembarque de até 50 mil toneladas por embarcação.

Fonte: News Comunicações



Nova draga começou a operar nesta sexta-feira 
 
Técnicos vistoriam a draga

Técnicos durante o procedimento de inspeção da draga

Wagner Breckenfeld agradece homenagem de entidades do setor portuário


Foi com surpresa que o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, que administra o Porto de Cabedelo, Wagner Breckenfeld, recebeu a notícia de que foi veiculado na imprensa local uma nota de agradecimento, subscrita por 11 entidades ligadas a comunidade portuária, com elogios a sua gestão a frente da Docas/PB. Segundo Ricardo Tabosa, presidente da Intersindical do Porto de Cabedelo, entidade que reúne todos os sindicatos do setor, a gestão de Breckenfeld teve como marca a transparência e o diálogo com as diversas parcelas do setor, fator que foi determinante para que a comunidade quisesse homenageá-lo. Para Wagner, a iniciativa confirma a boa situação da Docas/PB. “Não se faz um elogio público a uma administração sem que haja, de fato, um indicativo para tal atitude”, destaca o homenageado. A nota foi publicada no último dia 13.
Várias entidades do setor portuário subscreveram a nota que destacava as principais características da atual gestão do Porto de Cabedelo. Para Ricardo Tabosa, os grandes destaques da atual administração do Porto foi a transparência e o diálogo. “Wagner é um gestor totalmente acessível aos sindicatos, trabalhadores e empresas do ramo. Além disso, uma das primeiras ações de sua gestão foi disponibilizar todo o balanço contábil e outras informações econômicas no site, com uma transparência nunca vista antes na Companhia e pouco utilizada em órgãos públicos”, afirma o sindicalista que também é presidente do Sindicato dos Conferentes e Consertadores do Porto de Cabedelo.
De fato, a transparência é uma marca da atual direção da Companhia Docas da Paraíba. Desde o início da gestão, em abril de 2009, foi disponibilizado na Internet, mês a mês, todos os dados da instituição, inclusive, os balancetes contábeis. A política adotada pela atual administração baseia-se na premissa de que em se tratando de uma instituição pública, os dados devem ser de domínio da sociedade. “A transparência em todas as nossas ações é um marco de nossa atuação, também por isso ela se diferencia”, argumenta Wagner Breckenfeld.
Para Arlan Rodrigues, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga da Paraíba, foram três aspectos da gestão de Breckenfeld que o fizeram subscrever a nota de agradecimento veiculada na Imprensa. “As relações humanas da gestão do Porto de Cabedelo tinha graves problemas de insatisfação, antes de Wagner assumir. Hoje, existe o diferencial do amplo diálogo com o sindicato e comunidae portuária. Um segundo motivo seria o crescimento do movimento de carga devido às iniciativas da diretoria do porto e a realização da dragagem foi o terceiro motivo”, explica Arlan, complementando que deseja que a próxima gestão dê continuidade as obras e iniciativas.
Já o sindicalista, José Ramos Viana, que é presidente do Sindicato dos Portuários de Cabedelo, afirma que Wagner Breckenfeld foi competente ao executar as prestações de contas e fez cobranças de débitos atrasados de áreas ocupadas no porto por arrendamentos. “A atual gestão foi a única que elevou o Porto a uma situação superavitária. Wagner melhorou o relacionamento com os empresários e cobrou todas as faturas atrasas e deixou a contas da instituição em dia, além de ser um diretor acessível que sempre conduziu as negociações com os trabalhadores de forma equilibrada e justa, reabrindo um diálogo que há muito tempo não existia entre diretoria e empregados”, explicou o sindicalista.
O Delegado Regional da Conferência Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários, Aéreos, na Pesca e nos Portos e presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (SINDMAR), Rosivando Viana, justificou a participação das duas entidades na nota por avaliar que a gestão de Wagner Breckenfeld foi a melhor da última década. “O Porto está vivendo o seu melhor momento nos últimos 10 anos de atuação do sindicato em Cabedelo. Em se tratando de desenvolvimento a instituição deu um salto qualitativo e quantitativo, principalmente devido a dragagem e a movimentação de carga que foi excelente”, afirmou Rosivando que, assim como os demais dirigentes de entidades que subscreveram a nota, também destacou a capacidade de articulação da atual gestão que soube dialogar com empresas, trabalhadores e clientes.
Subscrevem a nota as seguintes entidades: Intersindical do Porto de Cabedelo; Sindicato dos Estivadores de Cabedelo; Sindicato dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga do Porto de Cabedelo; Sindicato dos Arrumadores de Cabedelo; Sindicato dos Trabalhadores dos Blocos e Vigias do Porto de Cabedelo; Sindicato dos |Portuários de Cabedelo; Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado da Paraíba; Sindicato das Agências de Navegação- SANMEP; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos na Pesca e nos Portos- CONTTMAF; Sindicato dos Operadores Portuários do Porto de Cabedelo – SINDOP e Comitê em Defesa do Porto de Cabedelo.
Nota de agradecimento

Foi com surpresa que o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, que administra o Porto de Cabedelo, Wagner Breckenfeld, recebeu a notícia de que foi veiculado na imprensa local uma nota de agradecimento, subscrita por 11 entidades ligadas a comunidade portuária, com elogios a sua gestão a frente da Docas/PB.  Segundo Ricardo Tabosa, presidente da Intersindical do Porto de Cabedelo, entidade que reúne todos os sindicatos do setor, a gestão de Breckenfeld teve como marca a transparência e o diálogo com as diversas parcelas do setor, fator que foi determinante para que a comunidade quisesse homenageá-lo. Para Wagner, a iniciativa confirma a boa situação da Docas/PB. “Não se faz um elogio público a uma administração sem que haja, de fato, um indicativo para tal atitude”, destaca o homenageado. A nota foi publicada no último dia 13.
Gestão transparente
Várias entidades do setor portuário subscreveram a nota que destacava as principais características da atual gestão do Porto de Cabedelo. Para Ricardo Tabosa, os grandes destaques da atual administração do Porto foi a transparência e o diálogo. “Wagner é um gestor totalmente acessível aos sindicatos, trabalhadores e empresas do ramo. Além disso, uma das primeiras ações de sua gestão foi disponibilizar todo o balanço contábil e outras informações econômicas  no site, com uma transparência nunca vista antes na Companhia e pouco utilizada em órgãos públicos”, afirma o sindicalista que também é presidente do Sindicato dos Conferentes e Consertadores do Porto de Cabedelo.
Um marco na administração
De fato, a transparência é uma marca da atual direção da Companhia Docas da Paraíba. Desde o início da gestão, em abril de 2009, foi disponibilizado na Internet, mês a mês, todos os dados da instituição, inclusive, os balancetes contábeis. A política adotada pela atual administração baseia-se na premissa de que em se tratando de uma instituição pública, os dados devem ser de domínio da sociedade. “A transparência em todas as nossas ações é um marco de nossa atuação, também por isso ela se diferencia”, argumenta Wagner Breckenfeld.
Entidades
Subscrevem a nota as seguintes entidades: Intersindical do Porto de Cabedelo; Sindicato dos Estivadores de Cabedelo; Sindicato dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga do Porto de Cabedelo;  Sindicato dos Arrumadores de Cabedelo; Sindicato dos Trabalhadores dos Blocos e Vigias do Porto de Cabedelo; Sindicato dos |Portuários de Cabedelo; Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado da Paraíba; Sindicato das Agências de Navegação- SANMEP; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos na Pesca e nos Portos- CONTTMAF; Sindicato dos Operadores Portuários do Porto de Cabedelo – SINDOP e Comitê em Defesa do Porto de Cabedelo.
Fonte: News Comunicações





Diretor presidenbte da Cia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld 
 




Diretor presidenbte da Cia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld 

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